Dentre alguns pontos a serem trabalhados durante a Quaresma, veio a ideia de procurar um filme sobre a vida de Santo Agostinho.
Ouço sobre a grandiosidade desse Santo há mais ou menos uns 40 anos, mas confesso que pouco sabia sobre sua vida antes de sua estrondosa conversão.
Assistimos ao filme e quantas reflexões a fazer a partir de sua vida. A primeira delas, muito evidente desde o início, é que ninguém nasce santo. O santo é forjado no amor e conhecimento de Deus, no cumprimento de Sua vontade e na busca pela santidade.
Uma segunda reflexão é de que não conseguiremos alcançar a verdadeira felicidade se insistirmos em afastar de nós quem nos ama realmente e demonstra esse amor ao preocupar-se com nossa alma. Há, no filme, dois caminhos a serem seguidos e impulsionados por pessoas que fazem parte de sua vida: amigos e admiradores de um lado, mãe e Santo Ambrósio de outro.
Um apresenta-se prazeroso, cheio de risos, pseudo-amigos, festas, luxúria e muito narcisismo; caminho de fácil acesso e com aparente ideia de sucesso. Outro demonstra a necessidade de olhar para o próprio interior e isso nem sempre traz risos aos lábios; deixar-se encontrar pelo verdadeiro Deus que o procura incessantemente e refletir sobre o sentido da vida que leva; caminho por vezes doloroso, difícil e com aparente ideia de fracasso.
Uma terceira e última reflexão é a evidência de que Deus capacita os seus escolhidos. Agostinho tem o dom da oratória, as pessoas querem ouvi-lo e suas palavras podem ser usadas para o bem ou para o mal, para trazer a luz da verdade ou a penumbra da mentira. O que fazer com os dons, esses presentes que Deus nos dá sem que mereçamos? A liberdade nos fará usá-los bem e Agostinho demonstra isso com uma clareza indiscutível, especialmente, quando decide falar de sua vida pregressa durante um debate de suma importância. Aliás, um dos momentos mais bonitos do filme. O que fazer quando sua vida, aquela que não era nada boa, fica exposta diante de uma multidão?
Se você se interessou pela vida de Santo Agostinho vale a pena assistir ao filme e tirar suas próprias reflexões.