Falar sobre Nossa Senhora é sempre uma alegria e um privilégio.
Hoje, entretanto, traremos à reflexão o momento de maior tristeza na vida daquela que decidiu, na mais plena liberdade e consciência, aceitar ser a Mãe de Deus.
A música Stabat Mater Dolorosa é um hino de amor compadecido à Nossa Senhora, no dia da morte de Seu Filho.
Poderia ter escolhido um outro vídeo, mas esse, com as imagens do filme A Paixão de Cristo, foi a meu ver, o mais propício, o mais condizente com o dia de hoje: Sexta-feira Santa.
A letra da música fala por si só. As imagens valem uma oração. Escolhi a minha preferida.
Nossa Senhora acompanha Jesus em todo Seu percurso de sofrimento. Ainda quando não consegue estar por perto, seu coração de Mãe O acompanha estreitamente. E Ele sabe disso. Ele sabe que ela está nos arredores. Ele consegue senti-la.
A cena em que Jesus cai e Sua Mãe corre para estar com Ele é impressionante. Ela está triste, mas não desesperada. Ela está com o coração despedaçado, mas está lá, firme e inteira para olhá-Lo nos olhos. Estende a mão esquerda em direção ao soldado, como se pudesse pará-lo por um momento. E consegue. Sem uma única palavra. Apenas um gesto.
Com a mão direita toca Jesus e olha-O com o olhar mais profundo que poderia ter. Novamente, não diz uma palavra. Mas, aquele olhar renova Jesus extenuado. Ele se levanta, pega a cruz e segue Seu caminho.
Se decidirmos acompanhar o Senhor em Seu sofrimento, o melhor lugar para estarmos é ao lado de Nossa Senhora. Sabe por quê? Porque Ele procurará por ela. E quando Seus olhos encontrarem os olhos dela, Ele poderá nos ver também.
Que eu não tema te acompanhar, doce Senhora! Que eu não me acovarde e possa chorar contigo sua dor imensa.
Sei que ao me aproximar para consolá-la, acabarei sendo consolada. Deixe que eu deite minha cabeça cheia de pequenos problemas em teu colo. Estende tua mão esquerda para afastar tudo que pode me afastar de teu Filho e com a mão direita afaga meu coração.
Não precisa dizer nada. Apenas olha-me nos olhos e acalma meus medos e minhas angústias. Renova-me com o teu olhar de Mãe! E tudo há de passar.
Ouçam agora essa preciosidade. E assistam ao filme A Paixão de Cristo de Mel Gibson. É uma obra prima.
Stabat Mater Dolorosa
Muito comovente! Lindo!