O Decano do Tribunal da Rota Romana, Dom Alejandro Arellano Cedillo, será responsável por estudar e resolver o conflito entre a Prelazia do Opus Dei e o Bispo de Barbastro em relação a Torreciudad.
O boletim diário da Santa Sé datado de 9 de outubro de 2024 traz uma novidade sobre o processo de conversações entre o bispado de Barbastro e a Prelazia do Opus Dei em nome do santuário de Torreciudad. Trata-se da nomeação de “D. Alejandro Arellano Cedillo, Decano do Tribunal da Rota Romana, Pontifício Comissário Plenipotenciário, Delegado da Santa Sé, para o complexo de Torreciudad (Espanha)”.
A figura de “comissário plenipotenciário pontifício” refere-se a um delegado do papa que tem autoridade para agir em seu nome em assuntos específicos.
Este Comissário tem plenos poderes para tomar decisões e realizar ações nas esferas eclesiástica e administrativa. Esse tipo de comissário é nomeado pelo papa e sua função pode abranger aspectos judiciais e executivos dentro da Igreja.
Ao tomar conhecimento da nomeação, a Prelazia do Opus Dei afirmou que “as autoridades da Prelazia estarão à disposição total do Arcebispo Arellano, colaborando no que for necessário, com adesão filial ao Santo Padre“, enquanto, por sua vez, a diocese de Barbastrina insiste que “tem plena confiança em alcançar com esta intervenção a resolução deste assunto que constitui uma oportunidade para regularizar o estado de Torreciudad e erigi-lo, canonicamente, como um santuário”.
Alejandro Arellano Cedillo
O recentemente nomeado Comissário Plenipotenciário Pontifício para Torreciudad, Monsenhor Alejandro Arellano Cedillo, é espanhol, natural de Olías del Rey (Toledo).
Dom Arellano é membro da Confraria Sacerdotal dos Operadores do Reino de Cristo. Concluiu os estudos eclesiásticos no Instituto Teológico Santo Ildefonso e obteve a licenciatura em Estudos Eclesiásticos pela Faculdade de Teologia do Norte de Espanha.
Mais tarde, mudou-se para Roma para estudar bacharelado e doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana. Foi ordenado sacerdote em 1987, na Arquidiocese de Toledo.
Atuou como Vigário Judicial Adjunto na Arquidiocese de Madri e juiz diocesano nas dioceses de Toledo e Getafe. Foi magistrado do Tribunal de Rota da Nunciatura Apostólica na Espanha e, em 2007, o Papa Bento XVI o nomeou prelado auditor do Tribunal da Rota Romana.
Em 2021 foi nomeado decano do Tribunal da Rota Romana pelo Papa Francisco e nesse mesmo ano foi nomeado presidente do Tribunal de Apelações do Estado da Cidade do Vaticano.
É também consultor do Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica e consultor do Dicastério para o Clero, dicastério ao qual pertence o Opus Dei desde que o Motu Proprio Ad charisma tuendum assim ordenou.
__________________
Relacionado O que está acontecendo em Torreciudad? A Santa Sé será a única a decidir “a solução” para Torreciudad O processo entre o bispado de Barbastro Monzón e Torreciudad
______________________
fONTE: https://omnesmag.com/actualidad/comisario-pontificio-plenipotenciario-torreciudad/
Nota do claravalcister.com:
- O destaque em negrito no artigo foi colocado por nós.
- O assunto havia sido informado por nós ao amigo leitor em postagem do último 01 de outubro: https://www.claravalcister.com/noticias/o-opus-dei-e-a-divergencia-com-o-bispo-de-barbastro-sobre-torreciudad/
————————————————