Falece aos 79 anos Cardeal Carlo Caffarra, Arcebispo de Bolonha
Bolonha (RV) – Faleceu esta quarta-feira (06/09) aos 79 anos, após uma longa convalescência, o Cardeal Carlo Caffarra, Arcebispo emérito de Bolonha. Os sinos da Catedral de São Pedro de Bolonha tocaram em sinal de luto.
Dom Caffarra, especialista em temas sobre a família e o matrimônio, esteve à frente da Arquidiocese de Bolonha por 12 anos, de 2003 a 27 de outubro de 2015.
Foi Bispo de Ferrara a partir de 1995. Em dezembro de 2003 foi nomeado pelo Papa João Paulo II para a Arquidiocese de Bolonha, onde sucedeu ao Cardeal Giacomo Biffi, assumindo no início de 2004 e permanecendo no cargo até o final de outubro de 2015.
Foi criado Cardeal em março de 2006 pelo Papa Bento XVI.
Junto com os Cardeais Raymond Burke, Walter Brandmueller e Joachim Meisner (falecido recentemente) foi o autor das “dubia” sobre a Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia sobre o amor na família.
Cardeal Caffarra com o Papa Francisco em Carpi, em 2 de abril de 2017 – ANSA
Telegrama de pesar do Papa pela morte do Cardeal Caffarra
Cardeal Carlo Caffarra – RV
07/09/2017 23:11
PARTILHA:
Bogotá (RV) – “Serviu com alegria o Evangelho e amou intensamente a Igreja”. Assim refere-se o Papa Francisco ao Cardeal Carlo Caffarra, falecido na manhã de quarta-feira aos 79 anos.
“Soube com tristeza da notícia da morte do Cardeal Caffarra. Desejo expressar ao senhor – disse o Papa no telegrama enviado ao Arcebispo de Bolonha, Dom Matteo Maria Zuppi – a toda a comunidade diocesana de Bolonha e aos familiares do Purpurado a minha mais sentida participação a sua dor”.
“Penso com afeto neste querido irmão no episcopado, que serviu com alegria o Evangelho e amou intensamente a Igreja e recordo com gratidão a generosa obra pastoral por ele realizada, antes como fundador e docente do Pontifício Instituto João Paulo II para estudos sobre Matrimônio e a Família e depois como zeloso pastor da Arquidiocese de Ferrara-Comacchio e mais tarde como guia solícito e sábio desta arquidiocese”, disse o Santo Padre.
Elevo ao Senhor “fervorosas orações”, para que “por intercessão da Bem Aventurada Virgem maria e de São Petrônio, acolha este seu fiel servidor e distinto pastor na Jerusalém celeste”, concedendo a ele e à querida Igreja bolonhesa e a todos que o conheceram e estimaram a Bênção Apostólica”.