Perder um ente querido é sempre doloroso. Perder um filho é algo que só quem passou por isso pode mensurar. A fé em Deus e na vida eterna, entretanto, pode tornar esse período mais consolador. A esperança do céu para aqueles que amamos nos afasta da tristeza desesperadora. A certeza do reencontro na eternidade nos faz querer viver em Cristo desde já. Só Deus, em sua bondade infinita, tem o poder de aliviar a dor que, aos olhos puramente humanos, ninguém poderia superar.
O ator Gary Sinise presta homenagem ao filho que morreu: ‘Um homem que amava sua fé católica’
Uma longa batalha contra o câncer não impediu Mac Sinise de dedicar toda a sua energia ao que mais amava: música e fé.
O ator católico Gary Sinise recorreu às redes sociais esta semana para lamentar a perda de seu filho no início deste ano, após uma batalha de cinco anos e meio contra Cordoma, um câncer raro na coluna vertebral.
McCanna Anthony Sinise foi diagnosticado em 2018, na mesma época em que a esposa de Sinise, Moira , foi diagnosticada com câncer de mama. Escrevendo em sua postagem, Sinise disse: “O verão de 2018 foi um período particularmente desafiador para nossa família”.
Sinise trabalhou incansavelmente, pesquisando o raro diagnóstico de seu filho e lutando contra esse novo tipo de câncer enquanto tentava cuidar de sua esposa e filho. “Dois pacientes com câncer, mãe e filho, com diferença de dois meses um do outro?” ele escreveu, chamando isso de “um verdadeiro soco no estômago”.
Sinise também se apegou à sua fé católica. O ator se converteu em 2010 e falou abertamente sobre isso com Raymond Arroyo da EWTN , bem como sobre seu compromisso contínuo em ajudar os militares e veteranos.
Em uma comovente homenagem que já tomou conta da internet, Sinise também destacou a fé devota de seu filho, escrevendo:
“Mac era um homem que amava a sua fé católica, e não há dúvida de que a sua forte fé o sustentou durante a terrível batalha de 5 anos e meio contra este cancro incapacitante de Cordoma.”
“Como qualquer família que passa por tal perda, estamos com o coração partido e temos lidado da melhor maneira possível”, escreveu o ator sobre seu filho. “Como pais, é muito difícil perder um filho.”
A notícia foi compartilhada pela primeira vez no Instagram por meio de uma postagem da Fundação Gary Sinise na terça-feira. Começando com a legenda “Em honra e memória de McCanna ‘Mac’ Sinise 1990-2024”, a fundação divulgou que em 8 de agosto de 2018, ele foi diagnosticado com um câncer muito raro, que aparece pela primeira vez na coluna e afeta apenas cerca de 300 pessoas anualmente nos EUA.
O filho de Sinise tornou-se a inspiração que impulsionou o trabalho da organização sem fins lucrativos, enquanto Mac trabalhava para a fundação. “Em 27 de fevereiro de 2017, nosso filho Mac se juntou à equipe da Fundação Gary Sinise como nosso gerente assistente de educação e divulgação”, escreveu Sinise no site da fundação .
Pai e filho também se apresentaram juntos em alguns eventos, já que Mac era um baterista excepcional. “Ele substituía meu baterista, Danny Gottlieb, quando Danny não estava disponível para tocar em nossos shows do Ten Dan Band. Foram ótimos momentos, pai e filho tocando juntos para as tropas”, relembrou Sinise.
Mac foi submetido a uma operação para remover o tumor; mas em maio de 2019 o câncer voltou de forma mais agressiva. “A luta contra o câncer estava ficando mais difícil, mas durante a maior parte de 2019 ele ainda conseguiu comparecer ao escritório do GSF, até uma terceira cirurgia na coluna em novembro daquele ano”, escreveu Sinise. Uma das últimas tarefas que Mac assumiu foi lançar o podcast da Fundação Gary Sinise.
Mas Mac não parou por aí. Como Sinise lembra, seu filho se formou na USC Thornton School of Music e adorava tocar bateria e compor. Embora estivesse paralisado da cintura para baixo, Mac trabalhou com a banda de seu pai para dar vida a uma música que ele havia escrito, chamada Arctic Circles. Trabalhando em seu quarto ou em sua cama de hospital, ele acabou produzindo a música com a banda, e outra, enquanto tocava gaita, pois, fisicamente, não conseguia mais tocar bateria.
Como Gary Sinise escreve no tributo: “O álbum, ‘Mac Sinise: Resurrection and Revival’ será finalizado e estará disponível em breve.”
“Ambas as músicas iniciaram uma colaboração que se expandiu para a visão que Mac tinha de fazer um álbum inteiro intitulado Resurrection & Revival , com o tema de trazer de volta à vida algo que era antigo ou inacabado”, compartilhou Sinise.
“Mac comemorou seu 33º aniversário. Ele queria especialmente compartilhar isso com minha banda. Foi um dia muito especial para ele, e ele me pediu para tocar baixo em uma das músicas, um cover da antiga canção folclórica americana ‘Red River Valley’, com ele tocando gaita. É uma música que sua mãe cantava para ele e suas irmãs quando eram pequenos. Esse dia foi realmente um dia especial para nós dois.”
Infelizmente, seu filho morreu em 5 de janeiro de 2024, às 15h25. Ele foi sepultado em 23 de janeiro.
“A luta contra o câncer de nossa família durou 5 anos e meio e tornou-se cada vez mais desafiadora com o passar do tempo”, disse Sinise, acrescentando: “Embora nossos corações doam por sentir falta dele, estamos consolados em saber que Mac não está mais lutando. Estamos inspirados e comovidos pela forma como ele conseguiu isso.
“Ele travou uma batalha difícil contra um câncer que não tem cura, mas nunca desistiu de tentar. Mac adorava filmes, e sempre dissemos a ele que ele nos lembrava o soldado no final do extraordinário filme ‘1917’, correndo pelo campo de batalha, com bombas explodindo ao seu redor, derrubando-o uma após a outra, mas ele continua, não recua, recusando-se a desistir e continua correndo.”
“Sou muito abençoado, sortudo e orgulhoso de ser pai dele”, acrescentou Sinise.
Como Sinise capta de forma tão pungente, todos nós fomos tocados de alguma forma por aqueles que sobreviveram ao câncer ou perderam alguém devido a esta doença incapacitante e pela terrível realidade de perder um filho desta forma. Então, todos nós nos unimos ao luto pela perda de Mac e oramos pela família Sinise. Que possamos aprender com esta jovem testemunha, que derramou a sua energia e o seu coração, guiado pelo forte amor que conheceu da sua própria família e do seu Pai Celestial.
Apeguemo-nos também às palavras de Santo Agostinho na citação favorita de Mac, segundo seu pai:
“Tu nos fizeste para Ti, ó Senhor, e nossos corações estão inquietos até que descansem em Ti.”
28 de fevereiro de 2024.
Alyssa Murphy é editora-chefe de ativos digitais do Register. Iniciando sua carreira nas ondas de rádio em São Francisco, ela trabalhou em todas as facetas da mídia. Alyssa gosta de escrever e cobrir histórias que inspiram e elevam. Os leitores registrados podem estar familiarizados com sua voz no programa Morning Glory da rádio EWTN. Alyssa atualmente mora em Nova Jersey, nos arredores de Manhattan, com seu marido Andrew e sua filha Annabelle.
* Nota do Claravalcister