Imagens do velório de Madre Maria Angélica da Anunciação, fundadora do grupo Eternal World Television Network (EWTN) de comunicação católica, falecida no último dia 27, Domingo de Páscoa.
Comentário postado no Facebook por Matthew Cullinan Hoffman, jornalista católico, correspondente do LifeSiteNews.com e um dos muitos admiradores de Madre Angélica.
“Quando eu ainda era um ateu infeliz e trabalhava como analista de políticas públicas em Washington D.C., em início-meados dos anos 90, costumava voltar para casa à noite, ligava a TV a cabo e ficava mudando de canal. Percebi que muitas vezes eu me detinha na EWTN. Quando as pessoas me indagavam o porquê de um ateu gostar de assistir esse canal, dizia-lhes que achava revigorante encontrar católicos que não agiam como hippies caducas de “cuca aberta”, que se vestiam de acordo com a sua condição e que proclamavam as doutrinas tradicionais da fé sem ficar se desculpando.
“Eu amava aquilo!”, cheguei a dizer isso a um amigo. “Parecia algo da Idade Média!”
Gostava especialmente de assistir o programa de uma freira idosa, do tipo que eu julgava ter sido típico das congregações dos anos 50. Ela defendia sua religião e denunciava a corrupção na Igreja de maneira destemida. O nome dela era Madre Angélica. Nunca a encontrei pessoalmente, mas gostaria que ela pudesse ler essa postagem agora, para que eu pudesse lhe dizer o quanto ela foi importante para mim.
Creio que dentre todos os meus amigos do Facebook, somente dois me conheciam naquela época, e lembro como eu estava desmoronando, apesar de todo o meu “sucesso” mundano. O apostolado televisivo da Madre Angélica é uma das principais razões de eu ter chegado onde me encontro hoje em dia, de não ter perdido a minha alma, o meu juízo e a minha vida. Ela chegou até a casa geminada onde eu morava, no norte do estado da Virgínia, e me trouxe a verdade, e este ateu insensato, que havia zombado e até mesmo ridicularizado Nosso Senhor, finalmente, tornou-se católico.
Meus humildes agradecimentos nunca serão o bastante, mas eu lhe agradeço, Madre Angélica. A senhora me pôs em contato com a glória da fé católica e me ensinou como deve agir um bravo oponente da corrupção eclesiástica. A senhora me deu um exemplo que espero seguir pelo resto da minha vida. Descanse em paz, na alegria e paz de Cristo.”
Tradução: FratresinUnum.com